"E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará" - Jo 8:32

domingo, 7 de julho de 2013

Sermão da montanha – As bem aventuranças

Em seu belo sermão da montanha, Jesus explicou o que Deus considera mais precioso e o que proporciona verdadeira felicidade.

Os discípulos de Cristo haviam sido influenciados pelos ensinos dos rabinos e foi para esses discípulos que as primeiras lições de Cristo foram direcionadas. Do mesmo modo, elas se destinam a nós, pois precisamos aprender as mesmas coisas.

“Bem-aventurados os humildes de espirito” disse Cristo. (Mateus 5:3). Os humildes de espíritos são aqueles que reconhecem a sua própria pecaminosidade e necessidade espiritual. Sabem que em si mesmos nada podem fazer de bom. Desejam receber auxílio de Deus e para eles é dada essa bênção.

“Porque assim diz o Alto e o Excelso, que habita na eternidade e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos contritos.” (Isaias 57:15)
“Bem-aventurados os que choram” (Mateus 5:4). Isso não significa murmurar ou viver em lamúrias, nem apresentar uma disposição amarga e um semblante mal-humorado, mas a bem-aventurança ao que se entristecem verdadeiramente por seus pecados e buscam o perdão de Deus.

A todos esses Ele perdoará generosamente. O Senhor diz: “[...] Tornarei o seu pranto em gozo, e os consolarei, e lhes darei alegria em lugar de tristeza.” (Jeremias 31:13)

“Bem-aventurados os mansos” (Mateus 5:5). Disse Jesus: “[...] aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma.” (Mateus 11:29). Quando era maltratado, Jesus pagava o mal com o bem. Nisso, ele nos deu o exemplo, para que agíssemos do mesmo modo.

“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça” (Mateus 5:6). Justiça é a pratica de ações corretas. É obediência a lei de Deus (Êxodo 20:3-17), pois nessa lei tais princípios estão arrolados. A Bíblia diz: “[..] pois todos os teus mandamentos são justos.” Salmos 119:172
Por seu próprio exemplo, Cristo nos ensinou a obedecer a tais princípios. A justiça da lei é vista em sua própria vida. Temos fome e sede de justiça quando desejamos ter pensamentos, palavras e ações semelhantes aos de cristo.

E podemos ser semelhantes a Cristo se desejamos. Podemos ter nossa vida com a sua vida e nossas ações em harmonia com a lei de Deus. O Espírito Santo trará o amor de Deus ao coração de modo que nos deleitaremos em cumprir sua vontade.

Deus está mais disposto a dar o seu Espírito do que os pais em oferecer bons presentes aos filhos. Sua promessa é: “Pedi, e dar-se-vos-á.” (Lucas 11:9). Todos os que tem fome e sede de justiça... serão fartos” (Mateus 5:6).

“Bem-aventurado os misericordiosos” (Mateus 5:7). Ser misericordioso é tratar as pessoas melhor do que merecem. Assim Deus nos tem tratado. Ele tem prazer em atos de misericórdia. É compassivo para com os ingratos e maus.

Do mesmo modo [Ele] nos ensina a tratar as outras pessoas: “Antes sede bondosos uns para com os outros, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.” (Efésios 4:32)

“Bem-aventurados os limpos de coração” (Mateus 5:8). Deus dá mais valor ao que somos do que àquilo que dizemos que somos. Ele não se importa com nossa aparência exterior [aparência física]; O que deseja que sejamos puros de coração, então todos os nossos atos e palavras serão justos.

Davi orava: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro” (Salmo 51:10). “Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!” (Salmo19:14). Essa deve ser a nossa oração.

“Bem-aventurados os pacificadores” Mateus 5:9. Aquele que tem o espírito manso e humilde de Cristo será um pacificador. Tal disposição não provoca discussões por refuta com palavras ofensivas. Antes, torna o lar um lugar feliz e traz uma suave atmosfera de paz que envolve a todos.

“Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça” Mateus 5:10. Jesus sabia que por amor a Ele muitos dos seu discípulos seriam lançados na prisão e muitos seriam mortos, mas aconselho-os a não se entristecer por isso.

Nada pode causar dano àqueles que amam e seguem a Jesus. Ele usa os acompanhara em todos os lugares. Podem ser mortos por causa do evangelho, mas Cristo lhes dará a vida eterna e uma coroa de gloria.

E de seu exemplo [dos discípulos], outros a respeito do amável Salvador. Cristo disse aos discípulos:

“Vós sois a luz do mundo” Mateus 5:14. Em breve, Ele partiria deste mundo para o lar celestial, mas os discípulos deveriam ensinar aos outros a respeito do seu amor [o amor de Deus]. Deveriam continuar iluminando.

A luz do farol, brilhando na escuridão, guia os navios ao porto com segurança; do mesmo modo, os seguidores de Cristo brilham neste mundo escuro, para guiar seres humanos ao lar celestial.


Isso é o que todos os seguidores de Cristo devem fazer. Ele os chama para serem cooperadores na salvação de outros.
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

LE no Facebook

Publicações do blog

Estudo bíblico O Grande Conflito

Versão em Espanhol

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Sobre o Autor:

Jair Gomes Silva é aluno do curso de Teologia da Faculdade Adventista da Amazônia. Tem grande interece pela área da teologia histórica. Ama fazer evangelismos e ganhar almas para Cristo.