RESUMO
O presente artigo
tem por interesse trabalhar a relevância da afirmação de Jesus sobre o Espirito
Santo em João 14:16. Ali é usado o termo o termo grego ἄλλον παράκλητον (allom
parakleton) que significa outro consolador, ajudador, advogado (ou coisas do
gênero). Será mostrado que, segundo o que a Bíblia apresenta, o Espirito Santo
não é meramente uma força ou poder divino como muito tem ensinado, mas sim
outro da mesma espécie de Jesus. Por tanto, ele é plenamente Deus, assim como
Jesus.
Palavras-chave: Espirito Santo. Deus. Outro
Consolador. Jesus.
1 INTRODUÇÃO
A
Bíblia apresenta Jesus Cristo como sendo divino (ou como o cristianismo
convencionou: a segunda pessoa da divindade) em textos como João 1:1 que diz: “No
princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” e 1Pedro
1:1 que finaliza chamando Jesus de “nosso Deus e Salvador”. A Bíblia também o
apresenta como ser humano em diversos textos. A história reconhece com
facilidade a veracidade da existência de Jesus (embora não o aceite como divino).
Jesus antes de partir
afirmou que enviaria “outro consolador” (ἄλλον παράκλητον)
conformo João 14:16. Isso fora dito referindo-se ao Espirito Santo. Muitos, ao
longo da história, tem negado que o Espirito Santo seja divino, ou até mesmo
que ele exista. Há vários que argumentam que o Espirito é apenas “a força ativa
de Deus”.
Nesse
artigo, pretende-se fazer uma análise da expressão ἄλλον παράκλητον
(usada por Jesus) e entender o que ele falou sobre o Espirito Santo em João
14:16.
2
SIGNIFICADO DE ἄλλον
A
palavra ἄλλον (allon) sempre aparece nas traduções da Bíblia para o
português como outro. Em seu sentido original significa: “outro da mesma
espécie” ou “outro da mesma qualidade” conforme Kanagaraj (p. 148) propõem.
Essa
palavra aparece pelo menos 14 vezes no Novo Testamento grego. Em todas essas
vezes o sentido é o mesmo. Sempre significa outro da mesma espécie que o citado
anteriormente.
Há
outras vezes em que aparecem variações dessa palavra, mas não há alteração no
sentido que já fora mencionado.
3
SIGNIFICADO DE παράκλητον
O termo παράκλητον (parakleton) pode significar intercessor,
ajudador, mentor, auxiliador, defensor, consolador, advogado, etc. conforme
Kanagaraj (p. 148). Serve para designar alguém que possa prestar algum tipo de
auxílio. É usado no Novo Testamento apenas duas vezes, e ambas as vezes nos
escritos de João. Uma vez referindo-se ao Espirito Santo (Jo 14:16) e outra ao
próprio Cristo (1Jo 2:1).
Na versão grega do Antigo
Testamento, a Septuaginta (LXX), Adão chama sua esposa Eva, que havia sido
criado por Deus para seu auxilio, de παράκλητον.
4
IMPLICAÇÕES DA FALA DE JESUS
Quando
Jesus se referiu ao Espirito Santo como ἄλλον (allon) deixou
implícito a informação de que o Espirito era da mesma espécie de Jesus. Mas
como assim da mesma espécie? A natureza do Espirito seria a mesma que Jesus. Ao
considerar que Jesus foi apenas um ser humano, como outro qualquer, tem-se que
levar em conta que o Espirito Santo também seria um ser humano. Dessa forma
seria da mesma espécie que Jesus. Descartando-se, então, por completo a ideia
que o Espirito seria apena suma força que emana de Deus, ou algo parecido.
A
Bíblia não apresenta o Espirito Santo como sendo humano. Então não é nesse
aspecto que ele seria da mesma espécie que Jesus.
Levando
em consideração que Jesus é “verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem”
(ASSOCIAÇÃO MINISTERIAL, p. 48) torna-se possível entender em que aspecto ele
era da mesma espécie que o Espirito. O Espirito Santo não é verdadeiramente
homem, mas é verdadeiramente Deus.
Ao
empregar o termo παράκλητον (parakleton) Jesus reforça essa
ideia. João chama Jesus de nosso “advogado” (παράκλητον)
em 1João 2:1, mesma palavra que o próprio Cristo usa em João 14:16 para
referir-se ao Espirito Santo.
5
CONCLUSÃO
Conclui-se,
por tanto, que Espirito Sando é reconhecido por Jesus como sendo outro da mesma
espécie, isto é, plenamente Deus da mesma forma que ele. O Espiro Santo não é a
mesma pessoa que Jesus, mas sim outro. Outro da mesma espécie. Em todo o Novo
Testamento a expressão ἄλλον sempre significa outro da mesma
espécie, e não é diferente ao refere-se ao Espirito Santo.
IMPLICATIONS OF THE AFFIRMATION OF JESUS IN
JOHN 14:16 (ἄλλον παράκλητον)
ABISTRACT
The present article is of interest in working out the
relevance of Jesus' statement about the Holy Spirit in John 14:16. There is
used the Greek term ἄλλον παράκλητον (allom parakleton) which means another
comforter, helper, advocate (or similar). It will be shown that, according to
what the Bible presents, the Holy Spirit is not merely a divine power or force
as many have taught, but one of the same type as Jesus. Therefore, he is
totally God, just like Jesus.
Keywords: Holy Spirit. God. Another Comforter. Jesus.
REFERÊNCIAS
ASSOCIAÇÃO
MINISTERIAL DA ASSOCIAÇÃO GERAL DOS ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA (Org.). Nisto Cremos. 8 ed. Tatuí: Casa
Publicadora Brasileira, 2008.
BULTMANN, Rudolf. Teologia
do Novo Testamento. Santo André: Academia Cristã, 2008.
GINGRICH, F. Wilbur;
DANKER, Frederick W. Léxico do Novo
Testamento Grego/Português. São
Paulo: Vida Nova, 1993.
KANAGARAJ, Jey J.
John: A new Covenant Commentary. Caravonica Queensland: Cascade Books,
2013.
ROBINSON, Edward. Lexico
Grego do Novo Testamento. Bangu: Casa Publicadora das
Assembleias de Deus, 2012.
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