Foi por meio dos vizinhos do segundo andar, Corina e Samuel Souza, que Helena e Alfredo, moradores do 5º, tiveram o primeiro contato com a Igreja Adventista. Após quinze anos de vizinhança, foi a participação em um encontro de casais que facilitou a aceitação do convite de estudar mais o que diz a Bíblia. Mas o fato de seus amigos frequentarem e terem compromissos em uma igreja distante de onde residiam, fez com que Helena encontrasse dificuldade em ir aos cultos.
Um dia, porém, a filha deste casal de amigos comentou sobre uma nova congregação adventista, que havia sido fundada naquela região. Ao andar pelo bairro de forma casual, Helena encontrou uma placa com o símbolo adventista. Mas o que lhe chamou a atenção foi um cartaz de um programa de vida saudável oferecido, chamado Medida Certa. Por curiosidade, decidiu participar.
Passo importante
Passaram-se alguns dias e lá estava Helena. Logo na entrada, foi surpreendida por pessoas que prontamente estavam disponíveis para aferir sua pressão arterial, pesar, medir e realizar teste de glicose. Depois deste atendimento inicial, ela recebeu palestras, orientações para uma vida saudável e viu o preparo de uma saborosa receita. Tudo em uma proposta de acompanhamento contínuo. “Aprendi muita coisa relacionada à saúde e fui colocando em prática aos poucos, desde receitas de pães e bolachas salgadas, até mudanças de hábitos no dia a dia, eu gostei muito”, relata.
O que mais lhe chamou a atenção mesmo, no entanto, foi o acolhimento recebido por parte daquele grupo. “Desde o primeiro dia eu decidi que iria voltar. O carinho que a gente recebe é maravilhoso. A gente se sente em casa. É espontâneo, é uma família a qual faço parte”, salienta.
Após oito semanas, Helena completou o ciclo e se formou na primeira turma oficial do curso Medida Certa. Apesar do cronograma de aprendizado encerrar, a frequência à sua “igrejinha do Lindóia” – como chama – não parou. Ela continuou a frequentar os cultos e a se envolver de forma ativa nas programações. Também recebeu outros estudos bíblicos e acompanhamento espiritual das participantes do grupo.
O grande dia
Nesta segunda-feira, 3, Helena Graefe entregou a vida a Cristo, por meio do batismo, durante um culto especial promovido em meio ao Concílio Anual da Associação Central Sul Rio Grandense (uma das sedes administrativas adventistas do Rio Grande do Sul). A história do Programa Medida Certa foi apresentada durante a reunião e, para a surpresa do grupo presente, eles puderam não apenas receber os serviços do grupo na entrada, mas conhecer a Helena, como fruto deste trabalho.
Perto do tanque batismal, Helena teve a oportunidade de chamar pessoas que haviam sido convidadas para aquele momento em específico, como seu esposo, os vizinhos do estudo bíblico, familiares e o grupo do Medida Certa, que lhe abraçou com tanto carinho.
“O trabalho feito por eles tem inspirado muita gente e nóis louvamos a Deus porque eles têm cumprido o seu papel na comunidade“, contou o pastor Marcos Júnior, líder adventista na região, em meio à ocasião.
Sobre o projeto
O Projeto Medida Certa surgiu no distrito pastoral de Costa e Silva, em Porto Alegre, e foi fundado na congregação de Jardim Lindóia. O grupo é composto por cerca de 20 pessoas, inclusive profissionais de saúde (uma médica e duas enfermeiras). A maioria, contudo, é composta por pessoas de outras áreas, mas que atuam sob orientação técnica.
Além de disponibilizar os cursos para a comunidade da igreja Jardim Lindóia, ao qual pertencem, o grupo também vai até outras regiões a fim de levar os benefícios. A van de um dos participantes foi dedicada ao projeto para efetuar o transporte do grupo. Com tal atividade, outros grupos do programa Medida Certa passam a surgir, sempre com o propósito o evangelismo em áreas de difícil acesso à abordagem tradicional da pregação do evangelho.
0 comentários:
Postar um comentário