"E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará" - Jo 8:32

sexta-feira, 29 de março de 2019

Pregador leigo queniano leva centenas ao batismo

Francis Ndacha, 32, standing near his temporary home in Kisumu, Kenya. He and his family travel around the country as he preaches the gospel. (Andrew McChesney / Adventist Mission)
Francis Ndacha, 32, de pé perto de sua casa temporária em Kisumu, no Quênia. Ele e sua família viajam pelo país enquanto pregam o evangelho. (Andrew McChesney / Missão Adventista)


Francis Ndacha levou mais de 800 pessoas ao batismo no Quênia. No entanto, ele tem apenas 32 anos e não é empregado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia. Como isso é possível? Francis não frequentou a igreja em Nyeri, uma cidade no centro do Quênia. Seu pai, um pastor de ovelhas, pertencia a uma denominação cristã e sua mãe pertencia a outra. Ele não tinha vontade de ir a nenhuma igreja. Quando jovem, abriu uma empresa de calçados de segunda mão em outra cidade, Kitale, e fez amizade com vários pregadores de uma religião mundial não cristã. Ele resolveu se juntar à religião deles, mas não conseguia descobrir como se converter. Um dia, ele participou de uma reunião pública entre três pregadores da religião mundial e cinco pregadores cristãos. A reunião - que os organizadores chamaram de "diálogo" e arranjaram com a permissão das autoridades locais - viu os oradores se revezarem discutindo suas crenças em uma rua da cidade. Francis ficou chocado ao ouvir os pregadores não cristãos falarem sobre bons gênios e maus gênios. Eles disseram que os gênios que se juntaram à religião mundial não cristã eram bons, mas aqueles que não se juntaram eram ruins. Francisco resolveu no momento não converter. Mesmo que ele não entendesse de assuntos religiosos, ele se sentia confiante de que todos os gênios eram realmente anjos caídos ou demônios. Ele se recusou a acreditar na existência de bons demônios. Quando o diálogo terminou, Francisco perguntou aos pregadores cristãos que igreja eles representavam.


"Adventista do Sétimo Dia", respondeu um deles. Francis nunca tinha ouvido falar de adventistas. De volta ao seu suporte de sapato, ele perguntou a um homem idoso vendendo sapatos por perto sobre a Igreja Adventista. "Isso é uma igreja satânica", disse o velho. "Ele ensina as pessoas sobre bestas com chifres em suas cabeças." Francisco decidiu não se tornar adventista. Oito meses se passaram e Francis participou de outro diálogo público. Ele foi todos os dias durante uma semana. Os pregadores adventistas incorporaram estudos bíblicos em suas apresentações, e Francisco estava convencido de que eles estavam falando a verdade. Ele e outros três foram batizados. Francisco, que tinha 20 anos, quis imediatamente proclamar Jesus. Ele comprou livros e DVDs para aprender a pregar. Depois de um ano, ele vendeu seu negócio de sapatos e começou a viajar de cidade em cidade, pregando nas ruas e participando de diálogos com pregadores da religião mundial não-cristã. Quando as pessoas pediram o batismo, ele as direcionou para a Igreja Adventista. "Enquanto pregamos, vemos muitos milagres que Cristo faz através de nós", disse Francis. "Cinquenta pessoas pediram o batismo somente no último mês". Em um lugar, o clero local não-cristão implorou que os pregadores viessem da capital do Quênia, Nairóbi, para combater a pregação de Francisco em um diálogo público. Os pregadores chegaram e Francis dialogou com eles por quatro dias. No quinto dia, o clero local proibiu que seus membros participassem de mais diálogos. Então a polícia pediu a Francis para sair da cidade. "Não batizamos ninguém, mas a Igreja Adventista do Sétimo Dia local agradeceu muito nossos esforços e nos presenteou com um novo sistema de endereços públicos para nossas reuniões de rua", disse Francis. Em outra cidade, um grupo de não-cristãos atacou quando Francisco pregou de seu livro sagrado. Os textos, que eles não tinham ouvido antes, eram dolorosos para eles. O grupo comprou facões e, na esperança de intimidar Francis, colocou-os em loja perto do local de pregação ao ar livre.


Vendo que seus esforços não estavam funcionando, um dos oponentes interrompeu Francis enquanto ele pregava, pegando o livro sagrado de suas mãos. O adversário levou o livro para a loja com os facões. "Ele pensou que eu iria segui-lo para recuperar o livro e então ele poderia me matar com um facão", disse Francis. Francis continuou pregando. Quando ele fez o chamado do altar, 32 pessoas deram seu coração a Jesus, incluindo um não-cristão. Em julho de 2018, ele participou de um diálogo em uma cidade onde muitas pessoas se converteram à religião mundial não cristã. Quando os habitantes da cidade ouviram Francisco comparar os ensinamentos de seu livro sagrado com a Bíblia, muitos decidiram retornar a Jesus. Isso irritou um funcionário que não era cristão e ordenou a prisão de Francis. Quando Francis se sentou na delegacia, uma multidão se formou do lado de fora, exigindo sua libertação. "Deixe-o continuar pregando", gritavam as pessoas. "Agora chegamos a conhecer a verdade." Depois de cinco horas, Francis foi liberado em um vínculo de 10.000 xelins (US $ 100), e a multidão se dispersou. De volta à rua, Francisco mudou o foco de suas apresentações para a profecia bíblica. Vinte e sete pessoas foram batizadas, e um homem criado em uma família não-cristã está completando estudos bíblicos em preparação para o batismo. Ele disse que os problemas de Francis com a polícia o atraíram para Cristo. "Eu vi como os não-cristãos agiram e vi que eles não eram sinceros", disse ele. “Como eles poderiam usar a força e prendê-lo? Eles não são sinceros. Francisco perdeu a conta de quantas pessoas foram batizadas através de sua pregação, mas ele coloca o número em mais de 800. Ele viaja sem parar com sua esposa, filha de 4 anos, filho de 3 semanas de idade e vários amigos adventistas. , quem o ajuda a pregar. Ele disse que ninguém tem que ser um pastor para proclamar a vinda de Jesus em breve. "Você não precisa nem mesmo trabalhar para a igreja para pregar", disse ele. "Todos podem compartilhar as boas novas que Jesus está chegando em breve!"

Escrito por: Andrew McChesney
Share:

0 comentários:

Postar um comentário

LE no Facebook

Publicações do blog

Estudo bíblico O Grande Conflito

Versão em Espanhol

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Sobre o Autor:

Jair Gomes Silva é aluno do curso de Teologia da Faculdade Adventista da Amazônia. Tem grande interece pela área da teologia histórica. Ama fazer evangelismos e ganhar almas para Cristo.

Blog Archive