"E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará" - Jo 8:32

sábado, 11 de agosto de 2018

A GRAÇA ESTÁ SEMPRE DISPONÍVEL (Miqueias 7:18)


Resultado de imagem para GRAÇA

1 Introdução
“Tenho duas notícias para lhe dar. Uma boa, mas a outra ruim” – A maioria das pessoas já ouviram essa frase pelo menos uma vez na vida.
Assim como os seres humanos costumam dar boas notícias para amenizar o impacto das notícias ruim, Deus também costuma trazer boas notícias aos seus filhos para amenizar a dor que o pecado trouce ao mundo.
Um bom exemplo disso podemos ver no livro do profeta Miqueias que, em bora tenha levado uma forte mensagem de repreensão ao povo, foi o responsável em anunciar a vinda do Messias (cap. 5) e em apresentar a poderosa mensagem do perdão de Deus.

2 A repreensão vem acompanhada da misericórdia divina
a)                 O pecado do povo – O primeiro capítulo do livro de Miqueias está completo de repreensões contra o povo de Israel que havia caído em idolatria (Veja Mq 1:3-7). Nesses mesmo versos é predita a destruição de Samaria, que aconteceria após a sua queda.
b)                 A Misericórdia – Deus afirma que iria “ajuntar” e “congregar” Seu povo. O exilio que o povo enfrentaria não seria o fim. No capítulo 2:12 e 13 Deus anuncia que Ele iria libertar o seu povo. Deus demostra Seu amor por meio das figuras do pastor e Rei.
Em toda a Bíblia essa mesma história se repete. Vemos sempre as pessoas desobedecendo a Deus e fugindo do Senhor, e Ele misericordiosamente os busca para salvar. O amor dEle pelos seres humanos é muito maior que todos os pecados que comentamos. Devemos ser muito gratos a Ele por isso.
c)                  O Messias – Deus vai muito além em demostra amor ao Seu povo. Além de convencer o povo de seu pecado e lhes mostra um caminho melhor para seguirem, Ele ainda proporciona uma esperança maior. Deus não limitou a esperança de Seu povo. Mesmo com uma mensagem de condenação, há uma promessa de redenção para toda a nação israelita e para o mundo todo.

3 A misericórdia não estava limitada apenas a aquele tempo
A parábola que ilustra o processo de salvação com um cheque é bastante apropriada. Ela explica que a salvação para os israelitas pode ser comparada a um cheque pré-datado – eles a tinha em mão, mas ainda não usufruir totalmente dela. Já para os crentes que vivem após o sacrifício de feito por Cristo estão recebendo um cheque que pode ser descontado no momento imediato.
Uma vez que Jesus morreu e pagou todos os nossos pecados, Deus pode esquecer totalmente nossas dívidas. Não que nós a possamos pagar, mas o sacrifício de Cristo foi suficiente para pagar todos os pecados e de todos que já existiram.
Esse mesmo Deus de amor que apresentava os erros e o caminho que o povo deveria tomar para sair do erro, é o Deus que resolve dar um fim ao erro através da morte de Jesus na cruz. E se aceitarmos Cristo como o nosso substituto os nossos pecados serão esquecidos.

4 Conclusão
Deus nunca apresenta a condenação antes de mostra a graça. Ele mesmo prove um modo pelo que os seres humanos pecadores pudessem se livrar da condenação do pecado. É desejo dele que o nosso fardo de pecados seja esquecido e que possamos carregar um fardo de benção advindas de Jesus (Mt 11:28-30).

5 Apelo

Quer você hoje ter todos os seus erros esquecidos? Deseja andar por um caminho mais adequado? Deseja fazer a vontade de Deus?
Aceite o Senhor e o plano que ele tem para sua vida. Ele vai perdoar seus pecados e te fazer andar em novidade de vida.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

LE no Facebook

Publicações do blog

Estudo bíblico O Grande Conflito

Versão em Espanhol

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Sobre o Autor:

Jair Gomes Silva é aluno do curso de Teologia da Faculdade Adventista da Amazônia. Tem grande interece pela área da teologia histórica. Ama fazer evangelismos e ganhar almas para Cristo.