AUTOR E DATA
O livro leva o nome de seu autor, o profeta Miqueias, e foi escrito, provavelmente, entre os anos de 760 a 720 a.C. O nome do autor significa: “Quem é semelhante a YAHWEH (ou Jeová) ”. Miqueias não deve ser confundido com Micaías, que aparece em 2 Crônicas 18, pois são dois profetas totalmente distintos.
Miqueias, por sua vez, não é mencionado em outros textos veterotestamentários; salvo uma passagem onde Jeremias (26:18-19) cita Miqueias 3:12 com intenção de intensificar seu discurso. Além disso, o profeta não tem sua genealogia apresentada em seu livro.
Ele afirma no primeiro verso de seu livro que é morastita. Possivelmente uma província a 40 km de Jerusalém. Essa hipótese está embasada especialmente no fato do profeta demostrar preocupação com os mais humildes.
Miqueias não era profeta por formação (não havia estudado para aquele fim, ou era discípulo de outro profeta). Ele foi chamado por Deus para proclamar uma mensagem de advertência aos israelitas e reivindica sua autoridade profética ao afirmar ser guiado pelo Espirito do Senhor (Mq 3:8).
A MENSAGEM DO LIVRO
A mensagem de arrependimento e conversão está bem presente e seu livro. Além da poderosa afirmação de que Deus lançaria os pecados confessados e abandonados nas profundezas do mar. Veja os textos:
Miquéias 6:8: "Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu Deus."
Miquéias 7:18-19: "Quem, ó Deus, é semelhante a ti, que perdoas a iniquidade e te esqueces da transgressão do restante da tua herança? O SENHOR não retém a sua ira para sempre, porque tem prazer na misericórdia. Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar."
Miqueias também profetizou a respeito da primeira vindo de Jesus: “E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá o que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade." Miquéias 5:2
ESBOÇO
I.
Profecias contra
Israel e Judá (cap. 1)
II.
1 – Aí dos
gananciosos e opressores (2:1-5)
2
– Falsos profetas (2:6-11)
3
– Deus manterá os Seus (2:12-13)
III.
Deus reprime a
liderança religiosa (cap. 3)
IV.
Deus declara um
chamado aos outros povos (cap. 4)
V.
Profecias
Messiânicas. O Messias está vindo (cap. 5)
VI.
Deus jugará o povo
e punirá os injustos (cap. 6)
VII.
1 – A maldade do
povo (7:1-7)
2 – A misericórdia
do Senhor (7:8-20)
0 comentários:
Postar um comentário