"E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará" - Jo 8:32

sábado, 11 de agosto de 2018

O CONHECIMENTO DE DEUS

Resultado de imagem para O CONHECIMENTO DE DEUS

1 INTRODUÇÃO
Quem é Deus? – Essa simples pergunta, de aparência infantil, tem deixado muitos estudiosos inquietos ao longo da história. Para uns Deus é um ser pessoal que se comunica com os seres humanos; outros já o consideram como uma “energia” que circunda o universo e está presente em todos os lugares. Já a definição de que Deus é o criador e mantenedor de tudo que conhecemos parece ser bem razoável e é aceita por quase todos os cristãos.

Mas como podemos conhecer a esse Deus? Quem Ele é?

Nesse artigo conhecemos como o próprio Deus agiu para permitir que os seres humanos o conhecessem.

2 REVELAÇÃO
Revelação “é o ato de Deus abrir a cortina do desconhecido e dar conhecimento aos seres humanos sobre coisas incognoscíveis a eles, que de outra maneira jamais poderiam alcançar.” (Borba, 2015).

Antes da entrada do pecado Adão conseguia comunicar-se com Deus facilmente e ouvir sua voz de forma nítida (Gn 3:8-23). Gerações depois, com a degradação causada pelo pecado, a voz do Senhor não poderia ser ouvida como antes. Na entrega dos dez mandamentos no monte Sinai, por exemplo, os israelitas pedem para que Deus possa parar de falar, pois temiam a morte (Ex 20:19).

Deus, conhecendo a condição humana, e tendo desejoso de manter o contato com as suas criaturas, elaborou formas pelas quais o homem poderia conhecer-Lo. “Muitas são as maneiras pelas quais Deus procura revelar-Se a nós e pôr-nos em comunhão com Ele.” (White, p. 85). São elas: Revelação Geral e Revelação Especial. Que passam a ser explicadas a seguir.

2.2 Revelação Natural
O Criador faz uso da natureza. 

Poetas e naturalistas têm muito que dizer acerca da natureza; mas é o cristão quem mais sabe apreciar as belezas da Terra, porque reconhece a obra de seu Pai, e percebe Seu amor em cada flor, arbusto ou árvore. Ninguém pode apreciar plenamente a significação de montes e vales, rios e lagos, se não os olha como uma expressão do amor de Deus ao homem. (White, p. 87)

Ao contemplar a grandiosidade do nosso planeta, a diversidade de animais encontrados nas savanas africanas ou na floresta amazônica, a profundidade e os mistérios dos oceanos; ou, até mesmo, a complexidade do corpo humano, podemos perceber que tudo isso não existe por acaso. As digitais de um Deus criador estão bem visíveis em sua vasta criação. Sabendo disso o apóstolo Paulo escreveu: 

Pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; (Romanos 1:19, 20 – Grifo nosso)

É possível concluir, apenas com o conhecimento da natureza, a existência de um ser criador. Porém, a natureza não proporciona todas as informações necessárias a respeito de seu Criador. Para que o homem não ficasse confuso a esse respeito, Deus nos proporciona outra forma de revelação.

2.2 Revelação Especial
Sobre essa revelação Ellen White comenta: “Deus nos fala a nós por Sua Palavra. Aí temos em linhas mais claras a revelação de Seu caráter, de Seu procedimento com os homens, e da grande obra de redenção.” (p. 87).

Mas a revelação especial não limita-se apenas a Bíblia. “Deus nos fala por meio de Suas operações providenciais, e pela influência de Seu Espírito sobre o coração.” (White, p. 87). Isso sem mencionar a própria divindade que se fez homem – Jesus Cristo.

Foi com esse plano de fundo em mente que o autor da carta aos Hebreus escreveu: “Há muito tempo Deus falou muitas vezes e de várias maneiras aos nossos antepassados por meio dos profetas, mas nestes últimos dias falou-nos por meio do Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas e por meio de quem fez o universo.” (Hebreus 1:1, 2 – Grifo nosso).

2.2.1 JESUS CRISTO
No evangelho segundo João, no capitulo oito, está registrado o momento no qual Jesus afirma ser igual a Deus. Veja o que diz o verso nove: “Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai?”

Cristo veio a terra em aparecia humana, mas demostrava em seu caráter todos os traços da natureza divina. Ao olhar para Ele e observar seu modo de proceder era fácil ver a diferença entre Jesus e a humanidade.

Jesus não veio a terra apenas apara morrer pelos pecados da humanidade, ele veio para aproximar o homem de Deus em todos os aspetos. Ele se tornou conhecido entre os homens para que eles pudessem conhecer a Deus e busca-Lo.

Sobre Jesus Ellen White disse:
Ao meditarmos nas perfeições do Salvador, havemos de desejar ser transformados por completo, e renovados na imagem de Sua pureza. A alma terá fome e sede de tornar-se semelhante Àquele a quem adoramos. Quanto mais nossos pensamentos se demorarem em Cristo, tanto mais falaremos dEle aos outros e O representaremos perante o mundo. (p. 89)

2.2.2 A BÍBLIA
A Bíblia é a vontade de Deus expressa de forma clara aos seres humanos. Durante séculos o Senhor a tem preservado para que ela possa nos servir “como a uma candeia que brilha em lugar escuro, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em seus corações.” (2 Pe 1:19).

“Elas não contem a palavra de Deus. Ela é a palavra de Deus.” (Borba, 2015)

A Bíblia não foi escrita para os doutos unicamente. Ao contrário, destina-se ao povo comum. As grandes verdades indispensáveis para a salvação, nela se acham reveladas com a clareza da luz meridiana; e ninguém errará nem perderá o caminho a não ser os que seguirem seu próprio juízo em vez da vontade de Deus, claramente revelada. (p. 89)

Encontramos na Bíblia a vontade de Deus expressa de forma que o homem finito possa entender. Por meio dela podemos descobrir os atributos de Deus e os seus feitos miraculosos do passado. Com sua ajuda chegamos à conclusão não apenas da existência de um criador, mas sabemos claramente quem é esse criador. E ao ler o relato bíblico da criação e redenção é possível entender como esse Deus de amor agiu para nos aproximarmos dele.

A Bíblia não apresenta apenas evidencias internas de sua autoridade. “Uma evidência externa de que a Bíblia é a Palavra de Deus, é o seu poder transformador na vida dos verdadeiros crentes.” (Borba, 2015). Inúmeras pessoas já leram o relato bíblico e tiveram sua vida transformada por Deus.

3 CONCLUSÃO
É desejo de Deus que os seres humanos possam conhece-lo. Para tanto, o Senhor providenciou meios pelos quais somos levados a descobrir que temos um Criador e quem é esse criador. Por meio da Natureza, da Bíblia e, especialmente, de Jesus Cristo podemos conhecer a Deus.

Share:

0 comentários:

Postar um comentário

LE no Facebook

Publicações do blog

Estudo bíblico O Grande Conflito

Versão em Espanhol

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Sobre o Autor:

Jair Gomes Silva é aluno do curso de Teologia da Faculdade Adventista da Amazônia. Tem grande interece pela área da teologia histórica. Ama fazer evangelismos e ganhar almas para Cristo.